Pular para o conteúdo principal

Os Cantos da Casa

Existe uma presença nos cantos da casa, 
Uma presença certa nos cantos em brasa 
Uma presença irrequieta que bate as asas, 
Uma presença enigmática nos vértices da construção 
Uma presença agora estática, no canto, no chão 
Uma presença matemática somada ao pé do fogão 
— E o fogão no canto da casa. 

Existe uma presença que canta nos cantos do lar, 
Uma presença-cigarra a nos enfeitiçar, 
Uma presença-chocalho a nos afastar, 
Uma presença melódica como burburinho no bar, 
Presença-essência das coisas daqui, 
Presença esperada no canto ali, 
Presença-espada cravada no canto da casa. 

Existe uma saudade no canto da casa 
Uma promiscuidade, também nos cantos, em brasa 
Uma esperança que bate as asas 
Uma interrogação nos vértices da construção 
Uma parte de mim atirada no chão 
Um choro e um gemido de violão  
Um coro e um estalido compõem a canção 
E um tempo que corre sem direção 
Na música se finda, existindo ainda 
Mas longe daqui 
Algures na vida 
Lugares sem despedida onde o tempo é eterno.  

Existe uma presença espalhada na casa,  
Uma presença nos cantos entulhada, 
Uma presença sem fim 
Partes de mim  
A música que é minha 
Os sonhos que são meus 
Tudo, nos cantos, fugindo da luz 
Uma presença que tudo produz 
Uma presença que ninguém conheceu. 

Nos cantos da casa, eu.  

Comentários

  1. Parabéns João Sabino ! Fico muito feliz em saber que eu entregava os livros quando ainda era muito jovem, e hoje já está criando o seu. Serás um ótimo escritor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Os livros que me entregava e seu apoio foram e são muito importantes para mim!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhada da Fé

Ah, almas tantas! Resolveram, todas, caminhar rumo ao céu – e essa caminhada não permite apego àquilo que julgam ser seu, é preciso se desvencilhar de tudo e apegar-se ao motivo primeiro que fez com que estivessem ali: a fé. Ah, almas tantas! Cantam, intercedem, prosseguem! E que há de ser feito, senão prosseguir? A vida não nos permite paradas – nem frente às dores, aos medos, às desesperanças e ao cansaço: os olhos se lançam ao infinito, redescobrem horizontes, enxergam motivos para continuar. Ah, almas tantas! Estão no chão, mas é para o alto que saltam, é o alto que buscam – e o alto é bem aqui, dentro de mim, no mais profundo e não na facilidade da superfície, no âmago. Por que seguem juntas? Porque uma é sustento para a outra e, também, se a uma faltar a energia, a força das demais é suficiente para mantê-la de pé. Há almas nas janelas que assistem as outras passarem – e, por assistirem, passam com elas. Com elas, velas e rosas para abençoar a passagem dos demais: são almas …

Cansado, outra vez

Estou farto da Literatura: ou se fala de amor ou se fala de ódio – em alguns casos, de nenhum deles, mas o resultado é igualmente fatigante. Não tenho mais energias para isso, não tenho mais energia para nada: estou cansado de tudo isto, de tudo isso e de tudo aquilo. Tudo define bem o que me desagrada, restando apenas o nada a meu favor. Meu tudo, talvez, seja nada; meu nada, talvez, seja tudo. Quem sabe? Eu não. Minha fadiga também já é assunto repetitivo, sem valor. Talvez seja um plágio de mim mesmo, tanto que recorro às mesmas falas, já gastas, já sem seu sentido primeiro. Nem a novidade, que eu tanto preguei e defendi, vem a meu socorro – estou sozinho, e é de praxe estar. Vê? Tudo de novo já nasce tão velho que me desgasta. Já se sabe, desde a origem, o futuro de todo o mundo. Sim, sabe-se. Sei que vai crescer, se machucar, estudar, machucar-se outra vez, chorar, sorrir, estudar, trabalhar ou não trabalhar, perder o emprego ou nunca “encontrá-lo”, mais sofrimento, mais felic…

Àquela mulher

Há uma mulher vestida de chita. O que ela quer? Por que tão aflita? Há uma mulher de cabeleira presa. Dá para saber o porquê da tristeza?
Ah, mulher dissemelhante! Onde se encaixa neste mundo tão errante? Ah, mulher desinquieta! Por que, em linhas tortas, sua vida é tão correta?
Essa mulher pariu o mundo Essa mulher é mãe do céu Ela vela pelo infecundo Derrama em tudo seu mel.
Quem é ela, tão pequena? Essa miúda, quem é? É aquela que não condena, Que dá motivos à fé.
Há uma mulher vestida de vida É dona do mundo, imunda não é.

O dizeres (calado)

Segue dando forma a teus silêncios, menino! Segue! Impressiona-te: eles dizem muito de ti. Leva consigo todas as tuas marcas, tuas formas... Encontra sustento em teus olhares – que ainda não vi. No não dito, há muito dizendo Como no dito, há muito que permanece calado. Impressiona-te: há coisas que são melhores ditas em silêncio. O teu silêncio, às vezes, é o que melhor te descreve – escreve.