Pular para o conteúdo principal

Devaneios

Há lágrimas em seus olhos. É sempre assim, porque há também um certo peso em suas costas (largas, mas que não foram feitas para sustentar o mundo). Não há sol no céu, nunca há; também não se vê as estrelas do lugar onde se encontra, nenhuma; nenhum sinal de vida, a rua está deserta; não há, sequer, fantasmas para distrair sua mente. Só uma coruja sobrevive, mas também já se cansou das trevas: está acomodada numa placa de sinalização sob um poste cuja luz se encontra em estado terminal – sim, a luz está quase morta, frouxa, quase treva. Alguém precisa se lembrar de trocar as lâmpadas dos postes, mas... para quê?
Uma... duas... três lágrimas caem no chão. É o suficiente: sob seus pés se abrem buracos negros imensos que parecem querer sugar-lhe a alma. Já não existe mais firmeza: suas pernas parecem ser só dois enfeites flácidos, porque ele cai. Fica ali, caído, por três minutos – talvez mais, talvez menos. Levanta-se, é preciso caminhar. Aonde vai? Teria ele algum lugar para ir? Mesmo que tivesse, de que adiantaria? Tudo se desfizera, reduzira a pó. E, de qualquer forma, aquele que nunca foi não tem como voltar; logo, se ele sempre andara rumo a lugar nenhum, se saíra de lugar nenhum, só este é seu lar.
 Ele pensa demais! Isso nem sempre é bom, ele bem sabe: questiona-se, tortura-se e mutila-se. Para nada! Qualquer pensamento, qualquer questionamento... que resposta? Nenhuma! É tudo tão distante, tão inalcançável, tão para poucos. E onde estão os poucos? Há dias que não vê gente, tudo está deserto – até a coruja perdeu de vista.
É, realmente parece que não há luz por aqui. Ele é destinado às trevas? Será possível? Será este seu nome: Trevas? O nome não sei, mas sei que ele não acredita em destino. Não! O que há é a vida, eterna corrida, ida, disputa, luta, revolta, volta, morte... Mas nem isso ele tem visto: onde está a vida? Onde está o movimento? Onde está a partida? O ringue, onde se esconde? Nem a morte vem buscá-lo: está abandonado à própria sorte, à falta de sorte.
Olha para seus pés que estão calçados, mas que parecem não estar: o caminhar é doído. Doída também é a fome – e que fome! Há quanto tempo está sem comer? Alguma vez na vida comera alguma coisa? Alguma vez bebera? Já não se lembra mais.
Chora, mas... qual o motivo? Quem sabe? Ele não me vê, não me ouve – logo, não me responde. Quisera eu poder visitar seus pensamentos, que acho que são os mesmos que os teus. Se me ouvisse, também não me responderia: sempre é nada, nunca é algo – sempre uma bobagem qualquer. Não o entendo. Ele também não entende. Estamos quites e isso é bom, embora me confunda.
 De repente, olha em minha direção (será que me vê?). Não, não é para mim que olha: seu olhar enxerga através de mim. Volto o meu olhar na direção do seu olhar, mas é em vão: não há nada, absolutamente nada. Mas ele vê algo, porque meio que ri, meio que chora... Cada um enxerga aquilo que quer. Mais repentino que seu olhar, é seu gesto: agacha-se e escreve uma palavra com um giz verde que retirou do bolso. De onde estou, é claro que eu não consigo ler: a pouca luz é semimorta e a sombra do rapaz-vulto a cobre.
Eu já não sei o que fazer: estou dividido entre partir e ficar. Espera, parece que ele se levanta, facilitando minha decisão. Fico, mas ele some. Já não existe mais rapaz na rua. Então sou eu quem delira? Vejo carros nas ruas (não estavam sumidos?) e um rapaz sem camisa sobre sua bicicleta (não estava deserta a rua?). Essa nossa mente é o diabo: sempre nos prega peças. Então não existe o rapaz? Espera... sob a luz fraca do poste (sim, isso é verdadeiro: precisam trocar as lâmpadas) há, ainda, uma palavra. Foi escrita rapidamente, percebo. Por quem? Por Trevas! Sim, meu imaginário se atrela à realidade. O que está escrito? Com giz verde, o homem-vulto escreveu: ESPERANÇA. Entendo de imediato o seu recado, tu também entendes, eu sei. E uma estrela aparece no céu – veio nos mostrar o caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carpe diem

O tempo não existe.
Como podereis dizer que o tempo passa
Só pela aparência que muda,
Pelo Sol que se esconde
E pelas mudanças climáticas?
Como podereis afirmar que passa o tempo
Só pelo que foi transcorrido,
Pelo que foi esquecido
E pelas horas trágicas?

O tempo, hum, ele não existe.
Não existe, também, a vida;
Não existem os sonhos;
Não há caminhada nem há olhos tristonhos
— Mas a tristeza existe.
Há a coisa chamada felicidade, também;
Há o medo;
Há o descaso e o desdém.

O tempo não existe.
Não há senão a grande ilusão da existência
Que se equilibra entre a razão e a demência,
Entre a pureza e a indecência.
Quem dera fôssemos só loucos e indecentes!
Quem dera chupássemos os dedos,
Esquecêssemos o medo...
Quem dera chorássemos pura e exclusivamente por vontade de chorar,
Cantássemos sem a preocupação de desafinar,
Despíssemos nosso corpo no meio da rua
E, voltados para a lua, puséssemo-nos a uivar!

Mas a consciência não existe,
Só as regras persistem em d…

SINAIS DOS TEMPOS

Os olhos foram comidos Comidos foram os ouvidos Costurada a boca Roubados os sentidos A coisa agora é outra A coisa agora é rouca É louca a coisa pouca É tanta gente trouxa É tanta mente vaga E as vagas andam poucas A inteligência vazia Sucumbe à tecnologia E um smartphone sabe o que não sabe o homem E, no mundo, há tanta fome E tantos que descartam o que nem consomem E tanto homem no ponto Sentado feito tonto Esperando seu ônibus chegar Rodeado de tanta gente Incapaz de conversar E, se conversa, mente: Em quem se pode acreditar? E o ouvido no fone E os olhos na tela E o toque é touch E o touch é screen Alguém, por favor, olha para mim Que olhos? No rosto duas marcas cicatrizadas Alguém, por favor, diga algo para mim Que boca? A agulha costura o silêncio Alguém, por favor, dê ouvidos para mim? Que ouvido? Há tempos já foi consumido
É o fim.

Discurso Fúnebre

O amor sem esperança não tem outro refúgio senão a morte. (José de Alencar)


Não sei o que queres de mim Não sei se me queres assim Não sei se é este meu fim: Morrer por amar-te, Ser o brim de tua arte, Artesanato em tuas mãos, Dos pés, o teu chão.
Chegaste como quem nada quer e Arrasaste meu coração, mulher Fizeste-me escabelo de teus pés Fizeste-me laço em teus cabelos Fizeste-me canto em teus ouvidos Fizeste-me um e foste dez!
Deferiste os mais duros golpes, Foste baixa e ferina E eu, que nem sei brincar, Recebi a espada de tua esgrima. Feriste a um teu, fizeste teu galope Foste cobra, deste um bote Do poema, foste o mote Mataste a esperança ínfima Fizeste nascer a fonte Lágrima Deste origem à lástima Despiste tua máscara Meu coração esmiuçara E tinhas a voz tão calma E foste algoz, bicho feroz Devoraste minha alma.
Mas de solidão sucumbirá Teu coração atrofiará Serás amarga, carcará Terás embargo, isolar-te-á Terás tristeza, chorará Em tua própria aspereza, há de te arranhar Quando,…