Pular para o conteúdo principal

A luz

          Em épocas de começo ou recomeço, sempre há uma música que acaba se tornando “trilha sonora” de minha vida – incrível isso. Por exemplo, quando ingressei na Etec “Francisco Garcia” (mais conhecida como Industrial) havia uma música de Milton que não saía de mim: SOLAR.
     Ah, “Solar”! Até hoje uma bela tradução de mim, mesmo quando intraduzível! Cada uma de suas estrofes mostravam exatamente aquilo que eu sentia naquele lugar, até então, estranho repleto de pessoas estranhas. Nunca fui social e, na verdade, ainda não sou – então fazia da música minha companhia.
          Amparava-me em cada verso, cada linha me era eterno aconchego em um momento turbulento. Você talvez me entenda se conhecer ou procurar a letra. Aliás, facilitarei seu trabalho: aí está ela:

Solar
Venho do sol
A vida inteira no sol
Sou filho da terra do sol
Hoje escuro
O meu futuro é luz e calor

De um novo mundo eu sou
E o mundo novo será mais claro
Mas é no velho que eu procuro
O jeito mais sábio de usar
A força que o sol me dá

Canto o que eu quero viver
É o sol
Somos crianças ao sol
A aprender e viver e sonhar
E o sonho é belo
Pois tudo ainda faremos
Nada está no lugar?
Tudo está por pensar
Tudo está por criar

Saí de casa para ver outro mundo, conheci
Fiz mil amigos na cidade de lá
Amigo é o melhor lugar
Mas me lembrei do nosso inverno azul

Eu quero é viver o sol
É triste ter pouco sol
É triste não ter o azul todo o dia
A nos alegrar
Nossa energia solar
Irá nos iluminar
O caminho

          Sim, meu presente ainda me era tenebroso, mas tinha esperança num futuro mais claro (de luz e calor). Futuro esse que eu poderia construir, pois “tudo está por pensar” e “por criar”!  E a música pareceu uma profecia: a nova escola (minha “cidade de lá”), trouxe-me vários amigos – e “amigo é o melhor lugar”.
          Acho que é esse o intuito da música, da poesia (e, inclusive, deste texto): servir de amparo, trazer emoção, esperança. E assim o foi: Solar, de Milton Nascimento, foi a luz do sol a clarear meu caminho, foi meu aparo e minha amiga.
          Isso provavelmente também já ocorreu com você – se não, desculpe-me a anormalidade. E, essa música, foi só um exemplo de algo que já aconteceu várias vezes comigo, em meus começos ou recomeços. O poeta costuma fazer isto: pôr luz nos caminhos alheios – assim foi e é Milton para mim. E então aprendo: mesmo quando tudo parecer perdido, haverá sempre uma “energia solar” iluminando meus caminhos –  então, permaneço firme. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhada da Fé

Ah, almas tantas! Resolveram, todas, caminhar rumo ao céu – e essa caminhada não permite apego àquilo que julgam ser seu, é preciso se desvencilhar de tudo e apegar-se ao motivo primeiro que fez com que estivessem ali: a fé. Ah, almas tantas! Cantam, intercedem, prosseguem! E que há de ser feito, senão prosseguir? A vida não nos permite paradas – nem frente às dores, aos medos, às desesperanças e ao cansaço: os olhos se lançam ao infinito, redescobrem horizontes, enxergam motivos para continuar. Ah, almas tantas! Estão no chão, mas é para o alto que saltam, é o alto que buscam – e o alto é bem aqui, dentro de mim, no mais profundo e não na facilidade da superfície, no âmago. Por que seguem juntas? Porque uma é sustento para a outra e, também, se a uma faltar a energia, a força das demais é suficiente para mantê-la de pé. Há almas nas janelas que assistem as outras passarem – e, por assistirem, passam com elas. Com elas, velas e rosas para abençoar a passagem dos demais: são almas …

Cansado, outra vez

Estou farto da Literatura: ou se fala de amor ou se fala de ódio – em alguns casos, de nenhum deles, mas o resultado é igualmente fatigante. Não tenho mais energias para isso, não tenho mais energia para nada: estou cansado de tudo isto, de tudo isso e de tudo aquilo. Tudo define bem o que me desagrada, restando apenas o nada a meu favor. Meu tudo, talvez, seja nada; meu nada, talvez, seja tudo. Quem sabe? Eu não. Minha fadiga também já é assunto repetitivo, sem valor. Talvez seja um plágio de mim mesmo, tanto que recorro às mesmas falas, já gastas, já sem seu sentido primeiro. Nem a novidade, que eu tanto preguei e defendi, vem a meu socorro – estou sozinho, e é de praxe estar. Vê? Tudo de novo já nasce tão velho que me desgasta. Já se sabe, desde a origem, o futuro de todo o mundo. Sim, sabe-se. Sei que vai crescer, se machucar, estudar, machucar-se outra vez, chorar, sorrir, estudar, trabalhar ou não trabalhar, perder o emprego ou nunca “encontrá-lo”, mais sofrimento, mais felic…

Àquela mulher

Há uma mulher vestida de chita. O que ela quer? Por que tão aflita? Há uma mulher de cabeleira presa. Dá para saber o porquê da tristeza?
Ah, mulher dissemelhante! Onde se encaixa neste mundo tão errante? Ah, mulher desinquieta! Por que, em linhas tortas, sua vida é tão correta?
Essa mulher pariu o mundo Essa mulher é mãe do céu Ela vela pelo infecundo Derrama em tudo seu mel.
Quem é ela, tão pequena? Essa miúda, quem é? É aquela que não condena, Que dá motivos à fé.
Há uma mulher vestida de vida É dona do mundo, imunda não é.

O dizeres (calado)

Segue dando forma a teus silêncios, menino! Segue! Impressiona-te: eles dizem muito de ti. Leva consigo todas as tuas marcas, tuas formas... Encontra sustento em teus olhares – que ainda não vi. No não dito, há muito dizendo Como no dito, há muito que permanece calado. Impressiona-te: há coisas que são melhores ditas em silêncio. O teu silêncio, às vezes, é o que melhor te descreve – escreve.